TEXTOS E POSICIONAMENTOS

Ao desenvolvermos uma curadoria interseccional e implicada no país em que vivemos, com o objetivo de decodificar temas considerados complexos e sensíveis, o Museu do Holocausto de Curitiba publica, esporadicamente, textos de caráter historiográfico e/ou opinativo. Tais produções, voltadas ao grande público, preenchem lacunas criadas pela própria sociedade brasileira, que muitas vezes cria demandas que precisam ser cumpridas e elucidadas por instituições de referência.

Além disso, cada vez mais o Museu tem sido cobrado a posicionar-se perante declarações de setores governamentais, notas jornalísticas e publicações pessoais em redes sociais que se valem de referências ligadas ao nazismo e a Shoá, tão presentes na opinião pública. Tal exigência denota a relevância social deste Museu no que diz respeito à construção da memória da Shoá.

Estamos convictos de que todos os textos e posicionamentos do Museu do Holocausto de Curitiba devem ser minuciosos e possuírem teor historiográfico, tomando a cautela necessária para que nossos pareceres não sejam utilizados para fins partidários. Desta forma, cumprimos com nosso dever de posicionar-nos como instituição, contribuindo com conteúdo sério e fundamentado para o debate em torno dos legados éticos da Shoá.

Esta é uma premissa fundamental: museus têm responsabilidade social. Eles precisam dialogar com a sociedade, interagir com seu entorno, entender onde estão localizados e compreender o papel transformador dos museus no século XXI.