10 ANOS

Em novembro de 2011, o primeiro Museu do Holocausto do Brasil foi inaugurado em Curitiba.

Com uma proposta pedagógica inovadora e que valoriza a vida, o Museu transmite valores e constrói alteridade por meio das histórias das vítimas desse genocídio. Uma maneira educativa de humanizá-las é destacando suas trajetórias de resistência e de resiliência, ou seja, como conseguiram reconstruir suas vidas no Brasil.

Travamos uma luta constante contra a intolerância, o ódio e o racismo, que infelizmente continuam fazendo vítimas diariamente. O Museu acredita que a educação e as lições que geramos a partir do Holocausto podem melhorar esse cenário.

Durante esses 10 anos de existência, recebemos mais de 250 mil visitantes – a maioria deles estudantes, que participam de uma experiência transformadora. Capacitamos centenas de educadores, produzimos materiais pedagógicos e organizamos diversas exposições itinerantes pelo país, com temas relacionados ao preconceito e aos direitos humanos. Pautado na responsabilidade social, o Museu se posiciona publicamente e cria parcerias com instituições de todas as esferas da sociedade. Nossos profissionais escreveram livros e participaram de eventos, palestras e lives pelo mundo afora.

É uma conscientização permanente.

Museu do Holocausto de Curitiba. 10 anos.

Por toda a vida vamos lembrar.