PROPOSTAS PEDAGÓGICAS

O Holocausto tem imenso significado histórico e relevância contemporânea. Porém, não é um assunto fácil de ensinar ou de aprender, o que levanta questões cruciais e atemporais que resistem a respostas simples. A característica de “complicar” o nosso pensamento torna o exercício pedagógico de valor inestimável. O ensino e a aprendizagem da Shoá apresentam desafios e oportunidades únicas.

Para que a experiência seja bem-sucedida, é de suma importância que ela seja baseada num conhecimento histórico seguro. Qualquer abordagem que assuma ser apenas um recorte histórico corre o risco de descontextualizar e confundir o processo com os alunos.

Esta seção foi desenvolvida pelo Departamento Pedagógico com o objetivo de proporcionar a educadores um espaço para apresentação de propostas educativas para discussão e trabalho sobre o Holocausto. Um guia inter, multi e transdisciplinar, envolvendo todas as etapas da educação básica e áreas do conhecimento.

A publicação das atividades ocorre sempre, em primeira mão, no grupo do Facebook “Educação: Holocausto e Direitos Humanos”, gerenciado pelo Museu do Holocausto de Curitiba.

Grupo “Educação Holocausto e Direito Humanos”: https://www.facebook.com/groups/2591656794391063

Página no Facebook do Museu do Holocausto: https://www.facebook.com/MuseuShoaCuritiba