CARTÕES DE IDENTIFICAÇÃO

 

Criados a serviço do Departamento Pedagógico, os Cartões de Divulgação (chamados também de “passaportes”) foram inspirados em um projeto do United States Holocaust Memorial Museum, em Washington, nos Estados Unidos. Desenvolvidos a partir de entrevistas, relatos orais ou memórias escritas, os cartões de identificação descrevem experiências de adultos e crianças que foram confinados em guetos e campos, bem como os que se esconderam ou fugiram. 

Na instituição norte-americana, ao adentrarem a mostra permanente, todos os visitantes possuem à disposição cerca de 600 cartões contendo trajetórias individuais de vítimas do Holocausto: cerca de metade deles, sobreviventes. Ao caminhar pelas salas da exposição, os visitantes são orientados a passar as páginas, atingindo o desfecho do seu personagem.

No Museu do Holocausto de Curitiba, o projeto recebeu adaptações voltadas exclusivamente a estudantes e a educadores. Os cartões são distribuídos e utilizados pela equipe de Mediação Educativa durante a visita dos grupos escolares ao Museu.  As histórias escolhidas são restritas de vítimas crianças ou adolescentes, além de possuírem relação direta com o Brasil – sendo sobreviventes ou familiares. Além de personificar o genocídio, a ferramenta reforça as noções de empatia e de alteridade.

Em 2021, o Museu iniciou o processo de pesquisa profissional e construção de materiais similares que possam atender também a jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Seguindo os princípios de empatia e de respeito, o objetivo é tornar as visitas mais inclusivas – o que não significa criar materiais exclusivos, e sim que possam ser usufruídos por todos.

 Marian Grynbaum Z”L

 Moisés Jakobson Z”L

Naftali Sztajnberg Z”L

Sara Goldstein Z”L

Paul Czaczkes Z”L

Shoshana Klin Z”L

David Czertok Z”L

Heinz Glatt Z”L

Bela Bogdanski Z”L

Nora Ronai

Ulrich Rosenzweig Z”L

Andor Stern

 Hanna Ejzenberg Z”L

Nanette Blitz Konig Z”L

Isaac Ventura Z”L

Hershel Szmargovicz Z”L

Amnon Czerny Z”L

Shlomo Szmajzner Z”L

Rivka Hendler Z”L

Lea Mamber Z”L

Sofia Haubenstock Z”L

Esther Aharoni Z”L

Michael Stivelman

Rivka Benjamini

 David Lorber Rolnik Z”L

Moisés Bergerson Z”L

Dora Fajgenbaum Z”L

Sara Gelhorn Z”L

Bunia Finkiel Z”L

Henry Katina

Ira Barasch Z”L

Sara Warszawiak

Moshe Klein Z”L

Cila Krajden Z”L

Rachel Nejberger Z”L

Lucy Wegner

 Szlama Kac Z”L

Eva Kohane Z”L

Sara Borowiak Z”L

Gert Drucker Z”L

Hinda Klein Z”L

Isaac Goldman Z”L

Leo Weil Z”L

Prin. Maria Carolina Z”L

Raphael Zimetbaum

Samuel Rozenberg Z”L

Tsé Szpigel Z”L

Curtis Stanton Z”L