REDE LAES

A Rede Latino-Americana para o Ensino da Shoá (LAES) nasceu em junho de 2020, devido ao fechamento temporário de centros culturais, museus e memoriais, resultante da pandemia global da Covid-19. A impossibilidade de continuar com ações presenciais levou à rápida construção de uma rede de museus e instituições sem fins lucrativos dedicadas ao estudo, ensino e divulgação da Shoá na América Latina. Além do Museu do Holocausto de Curitiba, uniram-se instituições da Argentina, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. 

Os nove membros fundadores e os mais tarde incorporados compartilham a missão de contribuir para que nossas sociedades sejam mais respeitosas, mediante a transmissão das lições que nos deixou o Holocausto. Unir esforços é fundamental para a nossa região, onde ainda existem atitudes discriminatórias e violência contra algumas minorias.

Projetos da Rede

 

As instituições propuseram como primeira atividade uma série de conferências virtuais denominadas “América Latina fala sobre o Holocausto”, nas quais cada instituição serviu como anfitriã e desenvolveu os principais eventos que vinculam seu país no que diz respeito ao fenômeno nazista, os refugiados judeus e seu impacto hoje. A segunda proposta virtual, chamada “Testemunhos do Holocausto”, teve a participação da USC Shoah Foundation e trabalhou com depoimentos de sobreviventes e de seus descendentes. A terceira iniciativa, já em 2021, chamou-se “Os nazistas depois da guerra: cumplicidade, impunidade e julgamentos” e trabalhou estas temáticas na perspectiva latino-americana.

A quarta proposta, em outubro de 2021, foi intitulada “Latino-americanos no Holocausto: vítimas, combatentes, salvadores, diplomatas”, com destaque para as aulas do historiador Mario Sinay.

 

As participações do Brasil podem ser vistas na página do Facebook da Rede LAES.

www.facebook.com/LAESred
[email protected]