PROJETOS DE EXTENSÃO

ARTISTAS ENCONTRAM TESTEMUNHOS (2023)

O projeto “Artistas encontram testemunhos” é uma parceria entre o Museu do Holocausto e a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). O objetivo é promover a criação de expressões artísticas a partir de testemunhos de sobreviventes da Shoá que reconstruíram suas vidas no Brasil. O edital, divulgado em agosto de 2023, foi voltado a estudantes matriculados em cursos de graduação das áreas de Artes Visuais e mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da UNESPAR.

A proposta é inspirada na iniciativa israelense “Days Beyond Time – Artists Meet Testimony”, criada por Maya e Gal Rave e chancelada pelo Beit Theresienstadt (Beit Terezin). O projeto de arte multidisciplinar apresenta jovens artistas israelenses, de terceira geração ao Holocausto.

Os bolsistas terão a oportunidade de conhecer o acervo do Museu, explorando narrativas marcantes acerca desse genocídio e dando vida a novas expressões artísticas.

EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E HISTÓRIA (2022)

O projeto “Educação, Memória e História: o Museu do Holocausto como uma “luz sobre o caos”, coordenado pela Profa. Dra. Maria Cleci Venturini (UFPR/UNICENTRO), foi aprovado e financiado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) por meio do Edital “Universidade sem Fronteiras” (USF). Esse projeto de extensão teve como fio condutor a história e a memória pelo viés discursivo, problematizadas na proposta que recobre o Museu do Holocausto de Curitiba.

O público-alvo foi professores da rede estadual, a partir de uma parceria entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), o Museu e o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Guarapuava (PR). O objetivo era compreender-nos como lugar de memória e de saberes ligados ao que se fez e continua a fazer sob a formação social, com vistas a desenvolver a consciência cidadã pela discussão do valor dos espaços públicos e da história que constitui os sujeitos.

Após a primeira etapa, o foco do projeto recaiu sobre os discentes das escolas que compõem o NRE, com a oferta de uma exposição itinerante, sediada na UNICENTRO, envolvendo as ‘faces” de Auschwitz e as histórias da escravidão no Brasil.

ENSINO DE HISTÓRIA: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES (2021/22)

Essa parceria entre o Museu e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) envolveu a criação de um dossiê didático, que mobilizou fontes do acervo e materiais produzidos pela nossa instituição, e outros documentos, de outros acervos.

A dinâmica estabelecida para a produção das nove sequências didáticas envolveu a definição de tema e problematização, a pesquisa de fontes e historiográfica, uma dimensão de orientação mais direta por parte das docentes envolvidas, e a apreciação, discussão e contribuições coletivas dos/as participantes, sobre as várias versões que cada sequência teve, até sua finalização.

Desta forma, saberes diversos foram mobilizados e compartilhados, contribuindo para a produção de sequências voltadas para o 3º e o 9º anos do Ensino Fundamental, e para o 3º ano do Ensino Médio. Elas envolvem problematizações sobre crianças, jovens e adultos no Holocausto, Direitos Humanos, pessoas com deficiência, eugenia, totalitarismo, racismo e propaganda, formas diversas de resistência, integralismo e nazismo no Brasil, e o ódio ao outro, sendo que muitas dialogam com o período contemporâneo, e o nosso país.

VOZES CONTRA O GENOCÍDIO (2021)

Em 2021, uma iniciativa pioneira no Brasil criou uma rede interinstitucional que uniu organizações, coletivos e grupos sociais para discutir sobre genocídios. A partir do evento histórico do Holocausto e de maneira transdisciplinar e interseccional, a proposta trabalhou questões ligadas ao genocídio dos povos negros, quilombola e de terreiro, bem como o racismo religioso e aos territórios indígenas.

O projeto “Vozes contra os genocídios: perspectivas contemporâneas” realizou duas formações acadêmicas onlines: uma disciplina de Pós-Graduação e um Curso de Extensão com oficinas e vivências ligadas à cultura, à arte e à ancestralidade desses povos. Com 12 encontros cada, os cursos foram ministrados por sabedores e sabedoras de várias partes do Brasil, que ocorreram entre agosto e novembro de 2021.

Todas aulas estão disponíveis no Youtube.

A proposta foi organizada pelo Museu do Holocausto de Curitiba, o Instituto Brasil-Israel (IBI), a Comunidade da Compreensão e da Restauração Ile Ase Sangoa (CCRIAS) e três instituições acadêmicas: as universidades federais de Mato Grosso (UFMT) e do Maranhão (UFMA), e a Universidade Estadual Paulista. Foram parceiros o Povo Chiquitano da terra indígena e aldeia Vila Nova Barbecho, a Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca – ACORQUINRIM, o Coletivo Herdeiras do Quariterê, a Coordenação Nacional das Comunidades Rurais Quilombolas de Mato Grosso – CONAC/MT, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ/UFRJ), a Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB/MT, a Associação da Comunidade Quilombola Porto Calvário e o Observatório Cultural do Maranhão.