Os gênios da humanidade costumam ser disputados por grupos que reivindicam sua identidade e a reduzem a um único “nós”. Caso de Albert Einstein, que teria divagado sobre este costume. “Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.”

Esta disputa (positiva ou negativa) pela “real” identidade de grandes agentes transformadores da humanidade é reducionista e egoísta. Suas importâncias não podem ser limitadas a origens ou crenças. Suas biografias não podem ser pleiteadas por comunidades de pertença como únicas responsáveis por suas realizações. Somos indivíduos multiculturais e plurais.

As personalidades apresentadas nesta exposição, com seus FEITOS E EFEITOS, servem a nós e ao mundo. Entretanto, ao observá-las, notamos não somente o que têm em comum – são todos judeus – mas o que as difere: a infinidade de características às quais a identidade judaica pode se combinar e como esta fé e tradição milenares inspiram cada um deles. Os indivíduos aqui retratados, muitos deles com rostos conhecidos, são judeus das mais diversas nacionalidades, gêneros, classes sociais, cores, orientações sexuais, posicionamentos políticos, religiosidades e profissões. Enfim, diversos como o Judaísmo é.

PERSONAGENS

ABRAHAM_KAREM

ABRAHAM

KAREM

engenheiro israelense e inventor do drone

1937

"Aproveito cada minuto do que faço e acredito que ser desafiado todos os dias me ajuda manter a nitidez e a energia."

Abraham Karem nasceu em Bagdá, no Iraque, em 1937. Mudou-se com a família para Israel em 1951. Apaixonado pela aeronáutica, Karem começou a construir modelos de aeronaves aos 14 anos. Formou-se em Engenharia Aeronáutica no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel‎ e construiu seu primeiro drone para a Força Aérea Israelense durante a Guerra do Yom Kipur. Na década de 1970, emigrou para os Estados Unidos, onde fundou a Leading Systems Inc. Karem é considerado o pai da tecnologia UAV (Unmanned Aerial Vehicle).

AGNES

HELLER

filósofa húngara

1929 - 2019

"Eu não acredito que seja a história que mudou, mas a consciência dela. As grandes narrativas acabaram."

Agnes Heller nasceu em 12 de maio de 1929, na Hungria. Após sobreviver ao Holocausto, frequentou a Universidade Eötvös Loránd entre 1947 a 1951, sendo aluna de um dos principais pensadores húngaros do século XX, o filósofo György Lukács. Depois da invasão soviética de 1956, teve que se exilar. Nos anos 2000, tornou-se uma figura de oposição ao premier da Hungria, Viktor Orbán, no poder desde 2010. Deu palestras e seminários pelo mundo até sua morte, em julho de 2019.

ÁGNES

KELETI

ginasta olímpica húngara

1921

"Não são as medalhas significativas, mas as experiências que as acompanham."

Ágnes Keleti nasceu em Budapeste, na Hungria. Aos quatro anos, começou a treinar ginástica no clube judaico da cidade e aos 16 já havia conquistado o primeiro de seus dez títulos nacionais. Durante a Segunda Guerra Mundial, escondida com documentos falsos num vilarejo, ela precisou pausar a prática. Após o conflito, em que perdeu o pai em Auschwitz, tornou-se treinadora da equipe nacional israelense de ginástica e professora de educação física. Com dez medalhas olímpicas, é uma das atletas mais bem-sucedidas da história.

ALBERT

EINSTEIN

Físico Alemão

1879 - 1955

"Época triste a nossa, em que é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito."

Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha, em 1879.
Filho de um pequeno proprietário judeu, graduou-se em Física no Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça. Em 1919, sua teoria da Relatividade foi comprovada e dois anos depois recebeu o Prêmio Nobel de Física. Quando os nazistas assumiram o poder na Alemanha, foi para os Estados Unidos. Lecionou no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, do qual se tornaria diretor. Ele faleceu em abril de 1955, aos 76 anos.

ALBERT

SABIN

médico e pesquisador polonês, criador da vacina oral para a poliomielite

1906 - 1993

"Um cientista não deve descansar enquanto o conhecimento, que pode reduzir o sofrimento, repousa numa estante."

Albert Sabin nasceu em 26 de agosto de 1906, na cidade de Białystok, Polônia. Sua família emigrou para os Estados Unidos em 1921, devido à perseguição russa contra os judeus. Sabin estudou Medicina e, depois de formado, trabalhou no Bellevue Hospital, em Nova York. Em 1931, completou seu doutorado na Universidade de Nova York. Tornou-se pesquisador do Instituto Rockefeller. Ele morreu em 3 de março de 1993, aos 86 anos.

ALEXANDRE

HERCHCOVITCH

estilista brasileiro

1971

"Elegante é aquela pessoa que se veste sem seguir a moda."

Alexandre Herchcovitch nasceu em São Paulo, no Brasil. Seu contato com a moda começou ainda na infância, quando a mãe o ensinou a costura. Criou sua própria marca no curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, onde se formou em 1993, aos 22 anos. Um ano depois, Herchcovitch abriu sua primeira loja. O estilista tem mais de 20 anos de carreira e foi um dos primeiros artistas a expandir suas criações a linhas de decoração, roupas de cama, óculos, uniformes e outros projetos, inclusive na televisão.

AMEDEO

MODIGLIANI

artista plástico e escultor italiano

1884 - 1920

"A função da arte é lutar contra a obrigação."

Amedeo Clemente Modigliani nasceu em Livorno, na Itália, em 12 de julho de 1884. Era o quarto filho de uma família judia de pequenos comerciantes de tecidos. Em 1897, começou a estudar pintura na Escola de Belas Artes de Livorno. Nos anos seguintes, ingressou na Escola Livre de Estudos do Nu de Florença e no Instituto de Belas Artes, em Veneza. Em 1919, teve uma filha com a pintora francesa Jeanne Hébuterne. Modigliani morreu em Paris, em 24 de janeiro de 1920, vítima de tuberculose.

amos

oz

escritor e ativista israelense

1939 - 2018

"Se o senso de humor fosse vendido em cápsulas, proporia uma imunidade massiva contra esta praga dos nossos dias que é o fanatismo."

Amos Oz nasceu em 4 de maio de 1939, em Israel. Começou a publicar seus primeiros contos com pouco mais de 20 anos. Estudou Filosofia e Literatura na Universidade Hebraica antes de retornar ao kibutz, onde deu aula por mais de duas décadas. Desde os anos 1960, publicou 35 livros, entre romances, histórias infantis e artigos. Teve suas obras traduzidas para 42 línguas. Amos Oz faleceu aos 79 anos, em dezembro de 2018.

ANDRÉ CITROËN

ANDRÉ

CITROËN

engenheiro e empresário francês

1878 - 1935

"No momento em que uma ideia é boa, o preço não importa."

André Citroën nasceu na capital da França. Formado na Escola Politécnica de Paris, trabalhou como engenheiro e projetista industrial. No início da Primeira Guerra Mundial, Citroën construiu uma fábrica de munições que, após o conflito, foi transformada em uma indústria automobilística de produção em massa de carros pequenos e baratos. Eventualmente, a empresa se firmou como uma das maiores fabricantes de automóveis da França. André Citroën morreu em julho de 1935.

ANNA

BELLA GEIGER

artista plástica e educadora brasileira

1933

"O objeto da arte vai ser sempre inventado enquanto o homem existir."

Nascida no Rio de Janeiro, a escultora, pintora, gravadora, desenhista e professora iniciou seus estudos artísticos na década de 1950, no ateliê de Fayga Ostrower. Lecionou no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Ela foi uma das primeiras artistas a se engajar com a arte abstrata no Brasil. Sua obra tem caráter inovador e experimental, sendo marcada pelo uso de diversas linguagens, inclusive experimental, e a exploração de vários materiais.

ANNE

FRANK

adolescente alemã vítima do Nazismo

1929 -1945

"Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana."

Anne Frank nasceu em junho de 1929, em Frankfurt, na Alemanha. Durante o Holocausto, precisou se esconder para escapar dos nazistas. Foi descoberta e enviada ao campo de Bergen-Belsen, onde acredita-se que tenha falecido em março de 1945. O pai de Anne, Otto Frank, foi o único a sobreviver. Após a guerra, recuperou o diário que a jovem escrevera durante o período de isolação. Hoje, a obra é um dos livros de maior importância do século XX.

ANNIE

LEIBOVITZ

fotógrafa norte-americana

1949

"Se não tivesse minha câmera para me lembrar constantemente, eu teria esquecido minha razão de existir."

Annie Leibovitz nasceu em Connecticut, nos Estados Unidos. Em 1967, matriculou-se no Instituto de Arte de São Francisco. Dentro de três anos, começou a trabalhar na revista Rolling Stone. Em 1971, foi nomeada chefe de fotografia, cargo no qual permaneceu até 1983, quando foi para a Vanity Fair. Ao longo da carreira, Annie publicou seis livros de fotografia. Notabilizou-se pelos retratos, cuja marca é a colaboração íntima entre a retratista e seu retratado.

AYN_RAND

AYN

RAND

dramaturga, roteirista e filósofa russa/norte-americana

1905 - 1982

"Você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade."

Ayn Rand nasceu em 1905, em São Petersburgo, na Rússia. Com a Revolução Comunista, Ayn foi obrigada a fugir com a família para a Crimeia, onde completou o colegial. Aos 16 anos, a jovem retornou à sua cidade natal para estudar Filosofia e História. Em 1924, especializou-se em roteiros no Instituto de Artes Cinematográficas. Dois anos depois, mudou-se para Hollywood, seguindo o sonho de ser roteirista. Foi na América que escreveu artigos, ensaios e livros de não ficção, nos quais elaborou os princípios da sua filosofia, o Objetivismo. Ayn faleceu em Nova York, 1982.

BARUJ

BENACERRAF

médico e cientista venezuelano/norte-americano

1920 - 2011

"Pesquisar é um desafio, é preciso se emocionar e tentar. Se você obtém prazer com isso, você é um cientista."

Baruj Benacerraf nasceu em Caracas, na Venezuela. Descendente de judeus espanhóis, mudou-se com a família para Paris em 1925. Após a ascensão do partido nazista, Benacerraf e seus pais foram para Nova York. Lá, obteve um Bacharelado em Ciências pela Columbia University e iniciou seus estudos na Faculdade de Medicina da Virgínia. Suas pesquisas sobre genética e o sistema imunológico foram reconhecidas com o prêmio Nobel de Medicina em 1980. Benacerraf faleceu em 2011.

BEA_FEITLER

BEA

FEITLER

designer e diretora de arte brasileira

1938 - 1982

"Não importa o que faça, quão comercial ou estético, tudo sai de minhas tripas."

Bea Feitler nasceu em 5 de fevereiro de 1938, no Rio de Janeiro, primogênita de um casal de judeus que escapou da Alemanha nazista. Aos 18 anos, a jovem se mudou para os Estados Unidos para estudar design gráfico na New York School of Design. Lá, Bea foi convidada para trabalhar na revista Harper’s Bazaar, chegando a assumir o cargo de diretora de arte. Na década de 1970, atuou como professora de design e abriu um estúdio próprio. Seu talento também contribuiu com a Rolling Stone e no relançamento da revista Vanity Fair.

BEATRICE

ALEXANDER

fabricante de bonecas norte-americana

1895 -1990

"Fiz bonecas para as crianças brincarem e aprenderem com a arte. Elas são feitas para serem amadas."

Beatrice Alexander nasceu em Nova York, nos Estados Unidos. Seus pais foram os responsáveis por abrir o primeiro “Hospital de Bonecas” do país. Beatrice trabalhou como contabilista até a eclosão da 1ª Guerra Mundial. A partir de então, para ajudar no negócio da família, ela e suas irmãs começaram a produzir bonecas de pano. Em 1923, aos 28 anos, “Madame Alexander” criou a Alexander Doll Company, onde permaneceu envolvida até os seus 90 anos, produzindo bonecas com novos materiais e designs inovadores. Faleceu em outubro de 1990.

BELLA

ABZUG

advogada e ativista norte-americana

1920 - 1998

"As mulheres foram treinadas para falar suavemente e carregar um batom. Esses dias acabaram."

Bella Abzug nasceu em julho de 1920, em Nova York, nos Estados Unidos. Formada em Direito pela Universidade de Columbia, a ativista ganhou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 1970, tomando posse no ano seguinte como a primeira mulher a fazer parte do Congresso norte-americano. No início dos anos 1990, Bella cofundou a Organização para o Meio Ambiente e Desenvolvimento das Mulheres. Ela faleceu em março de 1998, aos 77 anos.

BERTA

GLEIZER

antropóloga, etnóloga e museóloga romena/brasileira

1924 - 1997

"É urgente a formação de uma consciência ecológica que milite em favor da defesa dos ecossistemas e das populações amazônicas."

Berta Gleizer Ribeiro nasceu em 2 de outubro de 1924, em Balti, na região romena da Bessarábia (atual Moldávia). Chegou ao Rio de Janeiro nos anos 30 e, em 1948, casou-se com o antropólogo Darcy Ribeiro. Em 1953, concluiu bacharelado em Geografia e História na Universidade do Distrito Federal. Teve eficiente atuação no Museu do Índio e no Museu Nacional. Berta Ribeiro faleceu em 17 de novembro de 1997, aos 73 anos.

BOB

DYLAN

cantor e compositor norte-americano

1941

"A melhor coisa que você pode fazer por uma pessoa é inspirá-la."

Robert Allen Zimmerman nasceu nos Estados Unidos, em 24 de maio de 1941. Neto de imigrantes russos e judeus, Bob Dylan cresceu na pequena cidade de Hibbing, Minnesota. Aos dez anos, iniciou sua trajetória poética e aprendeu sozinho a tocar piano e guitarra. Gravou seu primeiro disco em 1962. Foi eleito o 2º melhor artista da música pela revista Rolling Stone em 2004. Uma de suas mais famosas canções, “Like a Rolling Stone”, foi escolhida como a melhor de todos os tempos.

CAROLE

KING

cantora e compositora norte-americana

1942

"Na minha carreira, nunca senti que ser mulher fosse um obstáculo ou uma vantagem. Acho que estive inconsciente."

Carole King nasceu em 9 de fevereiro de 1942, nos EUA. Desde pequena, já tocava piano e compunha canções. Vencedora de quatro prêmios Grammy, fez parte do Songwriters Hall of Fame e do Rock and Roll Hall of Fame, sendo a mulher mais bem colocada na lista dos 200 álbuns definitivos da instituição. Em 2012, King publicou o livro de memórias “A Natural Woman”, que entrou para a lista de best-sellers do The New York Times.

CLARICE

LISPECTOR

escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira

1920 - 1977

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome."

Chaya Pinkhasovna Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920, em Chechelnyk, Ucrânia. Foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judaica, reconhecida como uma das mais importantes autoras do século XX. Filha de Pinkouss e Mania, mudou-se para o Brasil em março de 1926, fugindo do antissemitismo. Ela faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1977.

CLAUDE

COHEN-TANNOUDJI

físico argelino/francês

1933

"Ciência não é simplesmente uma questão de explorar novos horizontes. É preciso também disponibilizar prontamente o novo conhecimento."

Claude Cohen-Tannoudji nasceu em 1933, em Constantina, na Argélia. Quando criança, escapou das perseguições nazistas por conta da chegada dos americanos ao país, em 1942. Mudou-se para Paris em 1953, onde iniciou seus estudos. Entre outras nomeações, recebeu a Medalha de Ouro do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e ganhou o Nobel de Física de 1997, junto a William D. Phillips e Steven Chu, por estudos sobre o resfriamento de átomos com laser. Atualmente, é membro da Academia de Ciências francesa.

Dana

Walden

empresária norte-americana e presidente da Disney Television Studios

1964

"Não existe maior experiência de união do que o sucesso compartilhado."

Dana Walden nasceu em 1964, nos Estados Unidos. Seu pai trabalhava na indústria de viagens e sua mãe era dançarina. Formou-se pela USC com bacharelado em Comunicação. Mais tarde, trabalhou para a firma de relações públicas Bender, Goldman & Helper, onde permaneceu por cinco anos. Foi presidente da Fox Broadcasting Company e, atualmente, dirige a Disney Television Studios e a ABD Entertainment. Dana é casada e tem dois filhos.

daniel

azulay

artista plástico, desenhista e compositor brasileiro

1947 - 2020

"Criança que desenha não passa a infância em branco."

Daniel Azulay nasceu em maio de 1947, no Rio de Janeiro. Desenhista, músico e educador, foi o criador da Turma do Lambe-Lambe. Trabalhou na televisão nas décadas de 70, 80 e 90, permanecendo no imaginário de todos que foram crianças durante esse período. Apresentou programas educativos para o público infantil, nos quais ensinava os telespectadores a desenhar, construir brinquedos com sucata e a entender a importância da reciclagem e da sustentabilidade.

DANIEL

BARENBOIM

maestro argentino

1942

"Música é constante renovação. Cada vez que alguém toca, traz ao mundo um novo som."

Daniel Barenboim nasceu em 15 de novembro de 1942, em Buenos Aires, Argentina. Começou a ter aulas de piano aos 5 anos. Com apenas 7, apresentou seu primeiro concerto formal. Em 1952, a família dele mudou-se para Israel. Casou-se com a violoncelista Jacqueline du Pré, em Jerusalém. Atualmente, mora em Berlim. É conhecido por seu trabalho com a West-Eastern Divan Orchestra, uma orquestra de jovens músicos árabes e judeus.

DANIEL

RADCLIFFE

ator britânico

1989

"Se você pode acordar todos os dias e ser emocionalmente honesto, então você pode ser o herói da sua própria história."

Daniel Jacob Radcliffe nasceu em Londres, na Inglaterra. Ele iniciou sua carreira de ator na série “David Copperfield” (1999). Sua grande oportunidade veio quando interpretou o personagem-título na adaptação cinematográfica de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” de J.K. Rowling (2001), papel que manteria pelos próximos 10 anos. Em 2015, ganhou uma estrela na calçada da fama em Hollywood. Desde 2013, Radcliffe é casado com a atriz Erin Darke.

DEBORAH_LIPSTADT

DEBORAH

LIPSTADT

historiadora e escritora norte-americana

1947

"Existem fatos, existem opiniões e existem mentiras."

Deborah Lipstadt nasceu em 1947, em Nova York, nos Estados Unidos. Filha de um casal de imigrantes, Deborah se formou em Ciência Política e História em 1969. Ingressou na Universidade Brandeis, onde, nos anos seguintes, completou seu mestrado e doutorado. Nos anos 1980, começou a pesquisar sobre o negacionismo do Holocausto, tornando-se conhecida pelas obras “Denying the Holocaust” (1993) e “History on Trial: My Day in Court with a Holocaust Denier” (2005). Desde 1993, ela é professora de História Judaica Moderna e Estudos do Holocausto na Universidade Emory, na Geórgia.

DOV

MORAN

cientista israelense, inventor do pendrive

1955

"O segredo é a combinação entre uma determinação maluca de um lado e a flexibilização total do outro."

Dov Moran nasceu em Ramat Gan, Israel. Em 1989, criou a M-Systems, uma precursora no mercado de armazenamento de dados flash. A empresa foi responsável pela invenção da unidade flash USB, o pendrive. Depois de vender a companhia, Moran fundou a Modu, especializada no telefone modular, que transferiu suas patentes para o Google em 2011. Ao longo da carreira, já depositou mais de 40 patentes. Atualmente, é sócio-gerente da Grove Ventures, da qual também foi fundador.

DRAKE

rapper canadense

1986

"Nunca deixe o sucesso chegar à sua cabeça e nunca deixe o fracasso chegar ao seu coração."

Aubrey Drake Graham nasceu em Toronto, no Canadá, em 1986. O rapper, cantor, compositor, produtor e ator começou sua trajetória artística aos 15 anos, quando foi escalado para a série “Degrassi: The Next Generation”. É vencedor de um Grammy, três Juno Awards e seis BET Awards. Atualmente, trabalha com a gravadora OVO Sound, que fundou em 2012, com a Young Money Entertainment e com a Universal Motown.

EDITH

HALPERT

negociante de arte e empreendedora ucraniana/norte-americana

1900 - 1970

"Nenhum colecionador jamais fez uma grande coleção sozinho. O trabalho de registo do nosso patrimônio artístico ainda será compreendido e apreciado."

Edith Halpert nasceu em Odessa, no Império Russo, atual Ucrânia. Com a morte do pai, mudou-se com a família para os Estados Unidos. Após estudar na National Academy of Design em Nova York, Edith abriu a Galeria Downtown, a primeira de arte comercial da cidade. Além de apresentar e negociar criações de mulheres, imigrantes e artistas judeus, o espaço foi pioneiro ao promover trabalhos de artistas afro-americanos, tanto em arte moderna quanto em folclórica. Edith faleceu em 6 de outubro de 1970.

ELI_CANAANI

ELI

CANAANI

médico e cientista israelense, pioneiro no tratamento de leucemia

1945

"Não acontece com frequência que você veja sua pesquisa dar frutos. É muito gratificante."

Eli Canaani nasceu em Tiberíades, Israel. Após obter o doutorado na Universidade da Califórnia e realizar o pós-doutorado no Instituto Nacional do Câncer, ambos nos Estados Unidos, Canaani passou a trabalhar no Departamento de Biologia Celular Molecular do Instituto Weizmann de Ciência. Ele é reconhecido pela pesquisa que levou ao desenvolvimento do primeiro medicamento cujo alvo direto são as células cancerígenas, agora usado para tratar a leucemia mieloide crônica (LMC).

ELIE

WIESEL

escritor romeno e Prêmio Nobel da Paz

1928 - 2016

"O contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença."

Elie Wiesel nasceu em 1928, na Romênia. Único filho homem de Shlomo e Sarah, foi deportado com a família para Auschwitz-Birkenau. Perdeu os pais e a irmã mais nova durante o Holocausto. Após a Guerra, Wiesel se mudou para a França. Em 1958, publicou o livro “Noite”. Em 1969, casou-se com a austríaca Marion Erster Rose, também sobrevivente da Shoá, com quem teve um filho. Escreveu mais de 40 livros e, em 1986, recebeu o Nobel da Paz. Ele morreu em 2 de julho de 2016, em Nova York, aos 88 anos.

ÉMILE

DURKHEIM

sociólogo e antropólogo francês

1858 - 1917

"Nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade."

Émile Durkheim nasceu em Épinal, na França. Em 1887, entrou para o corpo docente da Universidade de Bordeaux, ocupando a primeira cadeira de Sociologia da instituição. Depois, foi para a Universidade de Paris, onde escreveu algumas de suas principais obras, como “Divisão do Trabalho Social” (1893) e “As Regras do Método Sociológico” (1895). Considerado o pai da Sociologia Moderna e principal arquiteto da ciência social moderna, ele faleceu em Paris, em novembro de 1917.

EMMA_GOLDMAN

EMMA

GOLDMAN

ativista lituana

1869 - 1940

"Em uma sociedade sustentada pela mentira, qualquer expressão de verdade é vista como loucura."

Emma Goldman nasceu em Kovno, hoje Kaunas, na Lituânia. Em 1885, emigrou para os Estados Unidos, onde uniu-se aos movimentos libertário e anarquista. Foi presa várias vezes por incentivar motins e distribuir informações sobre contracepção. Ela foi considerada “uma das mulheres mais perigosas da América”, sendo expulsa dos EUA e deportada para a Rússia em 1920. Conhecida por seus escritos e manifestos libertários e feministas, Emma morreu em Toronto, em maio de 1940.

Frans

Krajcberg

pintor, escultor e artista plástico polonês radicado no Brasil

1921 - 2017

"Não pertenço a movimentos. Os únicos movimentos são os dos astros, marés e ventos. A natureza é a minha arte."

Frans Krajcberg nasceu em 12 de abril de 1921, em Kozienice, na Polônia. Mudou-se para a Alemanha, onde estudou na Academia de Belas Artes de Stuttgart. Chegou ao Brasil em 1948. Aqui, instalou um ateliê em Cata Branca, Minas Gerais. As obras do artista se caracterizavam pela representação das florestas brasileiras e pela defesa do meio ambiente. Frans Krajcberg faleceu em novembro de 2017, no Rio de Janeiro, aos 96 anos.

FRANZ

KAFKA

escritor tcheco

1883 - 1924

"O sentido da vida é que ela termina."

Franz Kafka nasceu em Praga, atual República Tcheca, em 3 de julho de 1883. Filho de Hermann Kafka, comerciante de família judia, e de Julie Kafka. Estudou Direito em Praga, concluindo o curso em 1906. Foi um escritor de romances e contos, considerado pelos críticos como um dos mais influentes do século XX. Ele faleceu em Klosterneuburg, Áustria, em 3 de junho de 1924.

FRANZ_WEISSMANN

FRANZ

WEISSMANN

escultor, desenhista e pintor austríaco/brasileiro

1911 - 2015

"Sigo minha intuição, verifico e corrijo as imperfeições. Primeiro nasce a obra, a teoria vem depois."

Franz Weissmann nasceu em 1911, em Knittelfeld, na Áustria. Chegou ao Brasil com a família em 1921, onde se estabeleceu em São Paulo. Em 1939, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes, onde passou pelos cursos de Arquitetura, Pintura, Desenho e Escultura, mas não se formou. Durante oito anos, deu aulas na primeira escola de arte moderna de Belo Horizonte. Referência absoluta do movimento construtivista no Brasil, Weissmann faleceu em 2005, no Rio de Janeiro.

FRIEDL

DICKER-BRANDEIS

artista e educadora austríaca

1898 - 1944

"Hoje, apenas uma coisa parece importante: despertar o desejo de trabalho criativo, torná-lo um hábito e ensinar como superar dificuldades insignificantes."

Frederika Dicker-Brandeis nasceu em Viena, na Áustria. Em 1919, ingressou na Escola Bauhaus. Em 1938, casou-se com Pavel Brandeis, com quem mudou-se para Hronov, na antiga Tchecoslováquia. O casal foi deportado para Theresienstadt em 1942. No gueto, Friedl ensinava arte para centenas de crianças. Em outubro de 1944, junto de alunos, foi deportada para Auschwitz e assassinada. Hoje, mais de cinco mil desenhos feitos em suas aulas estão expostos no Museu Judaico de Praga.

Gal

Gadot

atriz israelense

1985

"Feminismo é sobre liberdade. A gente pede igualdade entre gêneros, e a Mulher-Maravilha simboliza isso."

Gal Gadot nasceu em 30 de abril de 1985, em Israel.
Aos 18 anos, ganhou o concurso Miss Israel. Após finalizar o primeiro ano do curso de Direito, foi convidada para um teste no filme “007 – Quantum of Solace”. Apesar de não ter conseguido o papel, o processo de seleção estimulou seu interesse pela atuação. Em 2013, Gadot foi confirmada para interpretar a Mulher-Maravilha em “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, seu grande papel no cinema.

GILAD_JAPHET

GILAD

JAPHET

empresário e genealogista israelense

1969

"Família é a unidade social mais natural, mas o mundo não reconhecia o poder da genealogia como o elo que conecta as pessoas."

Nascido em Jerusalém, Gilad mudou-se para a Inglaterra em 1984. Lá, o jovem começou a se interessar por computadores e pela história da família. Ao retornar para seu país, serviu nas Forças de Defesa e, em 1996, formou-se em Engenharia de Software no Technion – Instituto de Tecnologia de Israel‎. Sete anos depois, Japhet criou a MyHeritage, uma das maiores plataformas online do mundo para a preservação e construção de árvores genealógicas, que conta com mais de nove bilhões de registros.

GOLDA

MEIR

estadista israelense

1898 - 1978

"Não é possível apertar as mãos com os punhos fechados."

Golda Meir nasceu em 3 de maio de 1898, em Kiev, na Ucrânia. Ainda criança, emigrou com a família para os Estados Unidos. Posteriormente, estabeleceu-se na Terra de Israel. Começou a trabalhar para a criação do Estado. Aliou-se ao movimento sindical Histadrut e ao Partido Trabalhista (Mapai). Integrou a frente da divisão política da Agência Judaica (1946-1948). Ela morreu em 8 de dezembro de 1978, em Jerusalém, aos 80 anos.

GROUCHO

MARX

comediante e ator norte-americano

1890 - 1977

"Eu pretendo viver para sempre, ou morrer tentando."

Groucho Marx, pseudônimo de Julius Henry Marx, nasceu em 2 de outubro de 1890, em Nova York, nos Estados Unidos. Ator, ficou conhecido como um dos mestres da comédia. Ele foi apresentador dos games shows de rádio e televisão “You Bet Your Life” e “Tell It To Groucho”. Com seus três irmãos, formou o grupo “Marx Brothers”. Groucho Marx morreu em 19 de agosto de 1977, em Los Angeles, na Califórnia.

HANNAH

ARENDT

filósofa política alemã

1906 - 1975

"Poder e violência são opostos; onde um domina absolutamente, o outro está ausente."

Hedwig Eva Maria Kiesler nasceu em 9 de novembro de 1914, em Viena, na Áustria. Mais conhecida por sua carreira em Hollywood, a atriz de cinema foi coinventora das bases da tecnologia de comunicação sem fio, que deu origem à telefonia celular e a dispositivos como GPS, wi-fi e Bluetooth. Ela morreu em 19 de janeiro de 2000, nos Estados Unidos.

Hannah

Szenes

poetisa e paraquedista húngara

1921 - 1944

"É preciso ter algo em que acreditar, algo pelo qual se possa ter um entusiasmo sincero."

Hannah Szenes nasceu em 17 de julho de 1921, na Hungria. Em 1939, emigrou para a Palestina britânica e, dois anos depois, mudou-se para o Kibutz Sdot Yam. No local, escreveu diversas poesias e uma peça sobre a vida na região. Alistou-se para lutar, como paraquedista, pelo exército britânico na 2ª Guerra Mundial. Pouco antes da ocupação nazista em seu país, foi capturada e brutalmente torturada, sendo assassinada em seguida. Em 1945, seu diário e poemas foram publicados em hebraico e, posteriormente, traduzidos para vários idiomas.

HARRY

HOUDINI

ilusionista húngaro

1874 - 1926

"A mágica é a única ciência não aceita pelos cientistas. Eles não conseguem entendê-la."

Nasceu como Erik Weisz em Budapeste, na Hungria. Ainda criança, mudou-se com os pais para os Estados Unidos. Começou sua carreira no trapézio, antes de descobrir o ilusionismo. Apresentando-se ao lado do irmão, conheceu e se casou com Beatrice Raymond. Assumiu o nome artístico de Harry Houdini por volta dos 20 anos, quando passou a atuar como mágico e escapista. Ficou mundialmente famoso por suas habilidades com algemas. Ele faleceu tragicamente, durante uma apresentação, em outubro de 1926, aos 52 anos.

HARRY

ZVI TABOR

físico israelense, inventor do sistema de energia solar.

1917 - 2015

"Quando você não tem petróleo ou água, precisa pensar em algo para desenvolver seu país."

Harry Zvi Tabor nasceu em 7 de março de 1917, em Londres. Casou-se com Vivenne Landau em 1947. Formou-se em física na Universidade de Londres. Desenvolveu um sistema de energia solar que alimenta 95% dos aquecedores solares de água israelenses e que serve de padrão para todo o mundo. Ele morreu em Jerusalém, em dezembro de 2015, aos 98 anos.

HEDY

LAMARR

atriz e inventora do sistema que serviu de base para a telefonia celular

1914 - 2000

"Eu desprezo o convencional em qualquer coisa, até mesmo nas artes."

Hedwig Eva Maria Kiesler nasceu em 9 de novembro de 1914, em Viena, na Áustria. Mais conhecida por sua carreira em Hollywood, a atriz de cinema foi coinventora das bases da tecnologia de comunicação sem fio, que deu origem à telefonia celular e a dispositivos como GPS, wi-fi e Bluetooth. Ela morreu em 19 de janeiro de 2000, nos Estados Unidos.

HELEN

SUZMAN

ativista e política sul-africana

1917 - 2009

"Não sei por que igualamos - e com tais exemplos diante de nós - uma pele branca com civilização."

Helen (Govronsky) Suzman nasceu em Germiston, na África do Sul. Professora, foi eleita parlamentar pelo Partido Unido nas eleições de 1953. Aposentou-se da função em 1989. Presidiu o Instituto Sul-Africano de Relações Raciais e trabalhou na Comissão Eleitoral Independente, que supervisionou as primeiras eleições democráticas do país. Ganhou o Prêmio de Direitos Humanos das Nações Unidas em 1978. Notória por participar de uma batalha parlamentar contra o Apartheid e para a emancipação da maioria negra, Helen faleceu em 2009, aos 91 anos.

HELENA

RUBINSTEIN

cosmetóloga polonesa/norte-americana

1970 - 1965

"Ajuste a sua maquiagem para a luz que irá vesti-la."

Helena Rubinstein nasceu em dezembro de 1870, em Cracóvia, na Polônia. Aos 24 anos, mudou-se para a Austrália, levando o creme facial caseiro de sua mãe. Seus métodos inovadores conquistaram as mulheres de Melbourne, cidade onde abriu seu primeiro salão. O negócio se expandiu pela Europa e pelos Estados Unidos. Em pouco tempo, ela gerenciava a própria empresa multinacional. Morreu em 1° de abril de 1965, de causas naturais.

IRIS

APFEL

decoradora e fashionista norte-americana

1921

"Se você é feliz, encontrou o amor, está rodeado de boas pessoas, fazendo o que gosta e retribuindo aos outros, você tem sucesso."

Iris Apfel nasceu em 29 de agosto de 1921, em Nova York, nos Estados Unidos. Estudou História da Arte na New York University e trabalhou como assistente de designers de interiores quando jovem. Além de ser decoradora, Apfel é um ícone da moda por conta de seu estilo único. Já foi tema de peça de teatro, de uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em 2005, e de um documentário lançado em 2018.

ISAAC

BASHEVIS SINGER

escritor polonês/norte-americano

1902 - 1991

"Quando eu era criança, me chamavam de mentiroso. Agora que cresci, me chamam de escritor."

Isaac Bashevis Singer nasceu em Leoncin, na atual Polônia. Em 1923, iniciou a carreira em uma revista de Varsóvia, na qual publicaria seu primeiro romance. Em 1935, fugindo do Antissemitismo, partiu para os Estados Unidos. Considerado o maior escritor em língua ídiche do século XX, tornou-se conhecido por seus contos. Escritor que melhor transmitiu a vida judaica da Europa Oriental ao público de língua inglesa, venceu o Prêmio Nobel de Literatura em 1978. Faleceu em julho de 1991.

JAIME

LERNER

arquiteto e urbanista brasileiro

1937

"Cidade não é problema. Cidade é solução."

Jaime Lerner nasceu em 17 de dezembro de 1937, em Curitiba, no Paraná. De família judia imigrante da Polônia, formou-se em Arquitetura e Urbanismo na UFPR. Foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná. Em 2002, foi eleito, para um mandato de 3 anos, presidente da União Internacional de Arquitetos. Em 2010, entrou na lista dos 25 pensadores mais influentes do mundo, eleitos pela Time Magazine.

JINKX MONSOON

JINKX

MONSOON

cantora, atriz e drag queen norte-americana

1987

"Se alguém deseja ser chamada de rainha, deve agir com civilidade e motivada com a chance de melhorar o mundo."

Jinkx Monsoon, nascida Jerick Hoffer em Portland, nos Estados Unidos, é a mais velha de quatro irmãos. Aos 15 anos, Jinkx se apresentou pela primeira vez em uma casa noturna. Em 2006, quando mudou-se para Seattle, tornou-se a bailarina principal na maior linha de coro de drag queens do mundo, que entrou para o “Guinness Book of World Records”. Em 2010, graduou-se em Teatro pelo Cornish College of the Arts. Em 2013, ela foi a vencedora da 5ª temporada do reality show RuPaul’s Drag Race.

John

von Neumann

matemático húngaro/norte-americano

1903 - 1957

"Em matemática, não percebemos coisas. Apenas nos habituamos a elas."

Nascido Neumann János Lajos Margittai, na Hungria, John naturalizou-se norte-americano, para onde emigrou em 1930. Estudou Engenharia Química na Universidade de Berlim e fez seu doutorado em Matemática na Universidade de Budapeste. Foi professor na Universidade de Princeton e um dos construtores do primeiro computador eletrônico. É considerado um dos matemáticos mais importantes do século XX. Faleceu em 8 de fevereiro de 1957.

JUDITH

BUTLER

filósofa norte-americana

1956

"O ódio vem do medo de deixar os outros viverem de forma diferente da sua."

Judith Butler nasceu em 24 de fevereiro de 1956, em Cleveland, nos Estados Unidos. Ela é uma filósofa pós-estruturalista e uma das principais teóricas do feminismo, da teoria queer, filosofia política e ética. Em 1978, recebeu o diploma de Filosofia em Yale. Concluiu seu doutorado em 1984. Hoje, é professora da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

JUDITH

KERR

escritora e ilustradora alemã/britânica

1923 - 2019

"As histórias e a literatura são um grande conforto quando as coisas estão ruins. "

Judith Kerr nasceu em Berlim, na Alemanha. Por causa de seu pai, um famoso escritor contrário ao regime nazista, ela e a família precisaram fugir do país. Na Inglaterra, Judith escreveu a obra autobiográfica “Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa”, considerada um clássico da literatura infantojuvenil. Em 1945, ganhou uma bolsa na Central School of Arts e passou a trabalhar como artista, autora e ilustradora de livros infantis. Judith morreu em Londres, aos 95 anos.

JUDITH

RESNIK

astronauta norte-americana, segunda mulher a viajar para o espaço

1949 - 1986

"O tempo não espera; não gaste-o desejando."

Judith Resnik, nascida em abril de 1949, era uma astronauta norte-americana. Em 1970, formou-se em Engenharia Elétrica na Carnegie-Mellon. Casou-se com o colega da faculdade, Michael Oldak. Quando a NASA começou a recrutar mulheres para o programa espacial, Resnik foi uma das seis aceitas. Ela morreu na explosão do Challenger, durante seu lançamento, em janeiro de 1986.

Kobi

levi

designer de sapatos israelense

1977

"Permito que a minha inspiração se torne um sapato, e não apenas decore uma silhueta. Combino comunicação com paixão."

Kobi Levi nasceu em 1977, em Israel. Criou seu primeiro design de sapato durante os anos de ensino médio, ainda na escola. Em 2001, formou-se na Academia Bezalel de Arte e Design, em Jerusalém. Suas obras arrojadas tornaram-se mundialmente conhecidas. Em julho de 2011, abriu seu estúdio em Tel Aviv. Todos os pares são feitos à mão e os calçados já estiveram expostos em várias partes do mundo, além de calçarem famosos e personalidades em todo o mundo.

LAUREN

BACALL

atriz norte-americana

1924 - 2014

"A imaginação é a pipa que pode voar mais alto."

Nascida em 16 de setembro de 1924, em Nova York, nos Estados Unidos, Betty Joan Perske era filha única de um casal de judeus de origem romeno-polonesa. Estreou como atriz na Broadway em 1942 e, dois anos depois, fez seu primeiro filme. De 1945 a 1957, foi casada com o ator Humphrey Bogart, com quem teve dois filhos. Lauren Bacall, considerada uma atriz lendária em Hollywood, morreu aos 89 anos, em 12 de agosto de 2014.

LEV

VYGOTSKY

psicólogo bielorrusso

1896 - 1934

"A interação social é a origem e o motor da aprendizagem."

Lev Semenovitch Vygotsky nasceu em 1896, em Orsha, próxima à capital de Belarus. Depois de graduar-se em Direito, mudou-se para Gomel, onde – além de lecionar literatura, estética e história da arte – fundou um laboratório de Psicologia. Produziu mais de 200 trabalhos científicos na área do desenvolvimento da aprendizagem e do papel das relações sociais. Tornou-se referência em Educação como um dos principais teóricos do ensino como processo social. Faleceu de tuberculose em 1934.

LILIA

SCHWARCZ

historiadora e antropóloga brasileira

1957

"Sou partidária da ideia de que, por vezes, é preciso desigualar para igualar."

Lilia Moritz Schwarcz nasceu em dezembro de 1957, em São Paulo. Formada em História pela Universidade de São Paulo (USP), obteve título de mestre em Antropologia Social pela UNICAMP. Em 1993, concluiu o doutorado na mesma área. Junto de seu marido, fundou a editora Companhia das Letras. Além de escritora e vencedora do Prêmio Jabuti, Lilia é professora no Departamento de Antropologia da USP e professora visitante na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

LISE MEITNER

LISE

MEITNER

física austríaca, descobridora da fissão nuclear

1878 - 1968

"A ciência faz as pessoas buscarem a verdade e a objetividade; a aceitar a realidade, com espanto e admiração."

Lise Meitner nasceu em 1878, em Viena, no então Império Austro-Húngaro. Terceira de oito filhos, Lise ingressou na Universidade de Viena, em 1901, onde estudou Física. Após obter o doutorado cinco anos depois, a jovem mudou-se para Berlim e passou a trabalhar com Radioatividade e Física Nuclear. Alguns anos após a ascensão do regime nazista, passou a viver e a trabalhar na Suécia. Conhecida pela participação na descoberta da fissão nuclear e nunca reconhecida pelo Instituto Nobel, Lise morreu em 1968, aos 89 anos.

LUISA

MELL

apresentadora e ativista animal brasileira

1978

"Faço parte de um minoria sensível, que sabe que compaixão não se restringe a seres da mesma espécie."

Marina Zatz de Camargo Zaborowsky, mais conhecida pelo nome artístico Luisa Mell, nasceu em São Paulo, no Brasil. Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Luisa estreou na televisão pela RedeTV! com o Late Show, em 2002. No programa, ela denunciava os maus tratos e a situação precária de animais por todo o país. Desde 2015, a reconhecida ativista é presidente do Instituto Luisa Mell, responsável por resgatar animais feridos ou em situação de risco.

MANIA

SHOCHAT

ativista bielorrussa/israelense, precursora do Kibutz

1880 - 1961

"Logo percebi que o que eu tinha em mente não existia em lugar nenhum."

Manya Wilbushewitch nasceu em 1880, na Bielorrússia. Quando foi trabalhar na fábrica de seu irmão em Minsk, ela se associou a círculos revolucionários e foi presa. Sob a influência do chefe da polícia secreta em Moscou, que conheceu na prisão, começou a criar o Partido Trabalhista Independente Judaico. Em 1948, ingressou no Mapam e estabeleceu-se em Tel Aviv, Israel. No país, dedicou-se ao trabalho social e à escrita. Faleceu em 17 de fevereiro de 1961.

MARC

CHAGALL

artista plástico e escultor russo/francês

1887 - 1985

"Se eu criar com o coração, quase tudo funciona. Se criar com a cabeça, quase nada."

Marc Chagall nasceu em 7 de julho de 1887, na Bielorrússia. O pintor, ceramista e gravurista foi aluno da Academia de Artes de São Petersburgo de 1907 a 1909. Em seguida, em Vitebsk, assumiu o cargo de Comissário de Arte. Na cidade de Paris, em 1922, viria a produzir a maior parte de suas obras. Em 1941, refugiou-se nos Estados Unidos e seis anos depois retornou à França, onde ficou até sua morte, em 1985.

MARCEL

MARCEAU

mímico francês

1923 - 2007

"O silêncio é infinito como o movimento.Não tem limites."

Marcel Marceau nasceu em 22 de março de 1923, em Estrasburgo, na França. Começou sua carreira como mímico na Alemanha, atuando para as tropas francesas, depois da Segunda Guerra Mundial. Em 1978, criou a Escola Internacional de Mimodrama. Foi o criador do personagem “Bip”, que tinha a cara pintada de branco e usava uma camisa listrada, com uma cartola da qual saía uma flor vermelha. Faleceu em 22 de setembro de 2007, na França, aos 84 anos.

MARCELO

GLEISER

físico, astrônomo, professor e escritor brasileiro

1959

"A ciência explica a natureza e cria novos mundos que não percebemos com os nossos sentidos."

Marcelo Gleiser nasceu em março de 1959, no Rio de Janeiro. Físico teórico, professor, escritor e colunista da Folha de S.Paulo, é internacionalmente reconhecido. Membro da Academia Brasileira de Filosofia e da American Physical Society, é também autor dos livros “A dança do universo” e “O fim da terra e do céu”, que lhe renderam dois prêmios Jabuti. Primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, é professor de Física e Astronomia na Dartmouth College, nos Estados Unidos.

MARK

SPITZ

nadador olímpico norte-americano

1950

"Há muito treinamento e muita pressão. Mas a recompensa estará sempre ali, no pódio."

Mark Andrew Spitz nasceu em 10 de fevereiro de 1950, em Modesto, na Califórnia. Com apenas 6 anos, já participava de competições de natação. Aos 10, quebrou 17 recordes nacionais e um mundial. Durante a sua carreira, chegou a bater 33 recordes mundiais. É também considerado um fenômeno do marketing, tendo recebido cerca de 7 milhões de dólares por ano.

MARK ZUCKERBERG

MARK

ZUCKERBERG

programador e empresário norte-americano, criador do Facebook

1984

"A questão não é o que queremos saber sobre as pessoas. É o que as pessoas querem nos contar sobre elas mesmas."

Mark Elliot Zuckerberg nasceu em 1984, em Nova York, nos Estados Unidos. Desde cedo, já se interessava por programação de computadores. Depois de frequentar a Phillips Exeter Academy, Zuckerberg ingressou em 2002 na Universidade de Harvard, onde estudou Ciência da Computação. Lá, junto de três colegas, criou o Facebook. Zuckerberg logo abandonou o curso para se dedicar integralmente à rede social. Desde 2012, é casado com Priscilla Chan, com quem tem duas filhas. Atualmente, Zuckerberg vive em Palo Alto, na Califórnia.

MARTIN

BUBER

filósofo e pedagogo austríaco/israelense

1878 - 1965

"Às vezes, o mundo não é compreensível, mas é abraçável."

Martin Buber nasceu em Viena, na Áustria. Em 1896, iniciou seus estudos em Filosofia, História da Arte e Filologia. Dois anos depois, ingressou no movimento sionista e tornou-se professor de Filosofia da Religião e Ética Judaica na Universidade de Frankfurt. Em 1923, publicou “Eu e Tu”, obra que tornou sua Filosofia do Diálogo muito conhecida. Em 1938, emigrou para a Palestina Britânica, fugindo da perseguição nazista. Lá, dedicou-se ao ensino na Universidade Hebraica e tornou-se um dos importantes filósofos e educadores judeus do século XX. Faleceu aos 84 anos, em Israel.

MAYA

DEREN

cineasta, escritora e coreógrafa ucraniana/norte-americana

1917 - 1961

"Quando um artista fala sobre forma, você espera algo diferente de um crítico. Você acha que em algum lugar entre frases e palavras, o segredo vai escapar."

Nascida Eleanora Derenkowsky em Kiev, na Ucrânia, Maya Deren emigrou para os Estados Unidos ainda criança, fugindo do antissemitismo. Estudou, entre outros assuntos, fotografia e cinematografia. Nos anos 1940, casou-se com o cineasta tcheco Alexander Hammid, com quem codirecionou “Meshes of the Afternoon”. No total, Maya realizou seis curtas-metragens e diversos filmes incompletos. Foi também coreógrafa, dançarina e poeta. Considerada um dos maiores nomes do cinema experimental, faleceu em 1961.

Mayana

Zatz

bióloga molecular e geneticista brasileira

1947

"Fazer pesquisa é como construir uma casa. Quanto mais gente houver colocando tijolos, mais depressa ela ficará pronta."

Mayana Zatz nasceu em 16 de julho de 1947, em Israel. Mudou-se com a família para a França ainda criança e veio para o Brasil em 1955. Formada em Biologia, fundou a Associação Brasileira de Distrofia Muscular em 1981. Atualmente, é professora de Genética do Instituto de Biociências da USP e coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e Células-tronco (CEGH-CEL) e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas.

MÉLANIE_LAURENT

MÉLANIE

LAURENT

atriz francesa

1983

"Se estou lendo um roteiro e me vejo nele, digo sim. Se não me vejo, digo não. Faço tudo com amor, a única chave para mim."

Mélanie Laurent nasceu em 21 de fevereiro de 1983, em Paris, na França. Ela iniciou sua carreira como atriz em 1998, aos 16 anos, quando conheceu o ator Gérard Depardieu, que a colocou no filme “A Ponte” (1999). A atriz, diretora e escritora ficou mais conhecida por seu papel como Shosanna Dreyfus em “Bastardos Inglórios” (2009). Mélanie se casou em 2013 e teve seu filho em setembro do mesmo ano.

MOACYR

SCLIAR

escritor e médico brasileiro

1937 - 2011

"Escrevo há muito tempo. Costumo dizer que, se ainda não aprendi, não foi por falta de prática."

Moacyr Jaime Scliar nasceu em 23 de março de 1937, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Filho de pais europeus, formou-se em Medicina e fez especialização em Saúde Pública. Além de médico, também escreveu 74 livros, muitos de temática judaica. Recebeu diversos prêmios literários, como o Jabuti e o da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 2003, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Faleceu em 27 de fevereiro de 2011.

NATALIE

PORTMAN

atriz israelense

1981

"Mesmo não sendo alguém que sacrifica tudo pelo cinema, este trabalho é uma recompensa em si mesmo."

Natalie Portman nasceu em 9 de junho de 1981, em Jerusalém, Israel. É filha única do médico israelense Avner Hershlag e da dona de casa Shelley Stevens. Quando tinha apenas 3 anos, sua família se mudou para os Estados Unidos. De 1999 a 2003, cursou Psicologia na Universidade de Harvard.
É atriz, produtora e cineasta. Estreou nos cinemas em 1994, na obra “O Profissional”.

NIELS_BOHR

NIELS

BOHR

físico dinamarquês

1885 - 1962

"Toda a sentença que digo deve ser entendida não como uma afirmação, mas como uma pergunta."

Niels Bohr nasceu em 7 de outubro de 1885, em Copenhague, na Dinamarca. Em 1903, começou os estudos em Física na Universidade de Copenhague. Bohr concluiu o doutorado em 1911 e, no ano seguinte, partiu para o laboratório Cavendish, na Inglaterra. Cinco anos depois, retornou à sua alma mater como professor e diretor do Instituto de Física Teórica. Bohr estabeleceu o modelo atômico que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física, em 1922.

OLIVIA

NEWTON-JOHN

atriz e cantora britânica

1948

"Ainda não sei qual é o meu caminho. Estou apenas caminhando por ele."

Olivia Newton-John, neta do físico Max Born, nasceu em 1948, na Inglaterra. Ainda jovem, mudou-se com a família para Austrália. Aos 15 anos, formou um grupo chamado “Sol Four” e, em 1963, já estava aparecendo regularmente em rádios e shows de televisão. Após vencer um concurso de talentos, conseguiu um trabalho em Londres, onde lançou seu primeiro álbum, “If Not For You”. Em 1978, após estrelar em “Grease”, Olivia ganhou renome mundial.

PINK

cantora e compositora norte-americana

1979

"Eu canto a minha vida. É como se eu estivesse fazendo terapia grupal 350 dias por ano."

Alecia Beth Moore nasceu em 1979, na Pennsylvania, nos EUA. Aos 14 anos, Pink – como ficou conhecida – já era vocalista e dançarina nos clubes da cidade e escrevia suas próprias canções. Pouco depois, assinou um contrato com a LaFace Records e começou sua carreira solo. Em 2019, divulgou seu oitavo álbum, “Hurts 2B Human”, o terceiro disco consecutivo no topo da Billboard 200. O nome artístico “Pink” é uma alusão ao personagem Mr. Pink do filme “Cães de Aluguel”, de Quentin Tarantino.

PNINA

TAMANO SHATA

primeira mulher negra a ter um assento no Parlamento de Israel

1981

"Precisamos demonstrar tolerância zero a instituições discriminatórias."

Pnina Tamano-Shata nasceu em 1º de janeiro de 1981, na Etiópia. Sua família emigrou para Israel quando ela tinha apenas 3 anos. Estudou direito na Ono Academic College e tornou-se vice-presidente da Associação Nacional de Estudantes Etíopes. É uma advogada, jornalista e política israelense, além de ser a primeira mulher negra a ocupar um assento no Parlamento do país. Atualmente, também é membro do Knesset para a Aliança Azul e Branco.

PRIMO

LEVI

químico e escritor italiano, pioneiro nas memórias sobre a Shoá

1924 - 1987

"A intolerância é inclinada a censurar, e a censura promove a ignorância. É um círculo rígido e cruel, difícil de se quebrar."

Primo Levi nasceu em julho de 1919, em Turim, na Itália. Químico e escritor, ficou conhecido por seus contos, reflexões e poemas sobre o Holocausto. Em 1943, juntou-se à resistência contra o fascismo, sendo preso logo depois. Foi deportado para o complexo de extermínio de Auschwitz-Birkenau no ano seguinte. Após a liberação, voltou para seu país de origem e começou a escrever sua obra “É isto um homem?”, publicada em 1947. Primo Levi morreu em abril de 1987, aos 68 anos.

RALPH

LAUREN

estilista norte-americano

1939

"Eu não crio roupas. Eu crio sonhos."

Ralph Lauren nasceu em outubro de 1939, nos Estados Unidos, em uma família de classe média judia. Começou a estudar Business na City College, em Nova York, mas largou antes de terminar o curso. Casou-se com Ricky Anne em 1964, com quem teve 3 filhos. É o presidente-executivo e diretor de criação de Ralph Lauren Corporation – a empresa que criou em 1967 e se tornou uma das principais marcas de moda do mundo.

René

Goscinny

editor e argumentista francês de histórias em quadrinhos

1928 - 1977

"Gosto de parodiar as coisas, de vê-las acontecerem com a pequena diferença que as torna engraçadas."

René Goscinny nasceu em 1926, na França. Filho dos imigrantes poloneses, mudou-se com a família para a Argentina em 1928. Aos 19 anos, tornou-se desenhista assistente em uma agência de publicidade. Em 1959, junto com Albert Uderzo, criou e revista “Pilote”, na qual foi apresentado, pela primeira vez, o personagem Astérix. A dupla também fundou a empresa de produção de desenhos animados, Studios Idéfix. René Goscinny morreu em 1977, aos 51 anos.

RITA

LEVI-MONTALCINI

médica e neurobióloga italiana

1909 - 2012

"O progresso depende do nosso cérebro. Sua parte mais importante, o neocortex, deve ser usada para ajudar os outros e não apenas para fazer descobertas."

Rita Levi-Montalcini nasceu em Turim, na Itália, em 1909. Graduou-se em Medicina em 1936. Com a promulgação de leis antissemitas, precisou se mudar para Bruxelas, na Bélgica. Em 1947, começou a lecionar na Universidade de Washington, nos EUA, onde permaneceu por 30 anos. Em 1986, Rita recebeu o Prêmio Nobel de Medicina, junto de Stanley Cohen, por sua pesquisa sobre o crescimento de células neurais. Ela morreu em 2012, aos 103 anos.

ROBERTO

BURLE MARX

artista plástico e paisagista brasileiro

1909 - 1994

"O jardim é uma natureza organizada pelo homem e para o homem."

Roberto Burle Marx nasceu em agosto de 1909, em São Paulo, no Brasil. Foi artista plástico, pintor, escultor, e, apesar de sua formação formal não ser esta, tornou-se conhecido internacionalmente como arquiteto paisagista. Em 1930, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Dez anos depois, adquiriu uma propriedade, a qual foi transformada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ele faleceu em 1994, aos 85 anos.

ROSA

LUXEMBURGO

filósofa e economista polonesa/alemã

1871 - 1919

"Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres."

Rosa Luxemburgo nasceu em Zamosc, na Polônia. Ainda jovem, envolveu-se nas lutas estudantis e nos movimentos antimilitaristas. Aos 19 anos, teve que fugir da perseguição política e se refugiar em Zurique, na Suíça. Em 1894, co-fundou o Partido Social Democrata da Polônia (SDKP). Em 1918, depois de ser presa várias vezes, participou da fundação do “Partido Comunista Alemão” e liderou uma ação contra o governo. Como consequência, foi morta por radicais de extrema-direita.

RUTH

ARNON

bioquímica israelense e criadora do medicamento para esclerose múltipla

1933

"Há um teto. Mas se você for forte, pode quebrá-lo."

Ruth Arnon nasceu em 1º de junho de 1933, em Tel Aviv, Israel. Estudou química na Universidade Hebraica de Jerusalém. Ingressou no Instituto Weizmann, onde fez seu doutorado orientada por Michael Sela. Os dois desenvolveram uma nova aplicação de medicamento para o tratamento da esclerose múltipla: Copaxone. Ruth já publicou cerca de 400 artigos, capítulos e livros no campo da imunologia e da bioquímica.

RUTH BADER GINSBURG

RUTH

BADER GINSBURG

jurista e segunda mulher a servir na Suprema Corte dos Estados Unidos

1933 - 2020

"Uma constituição, por mais importante que seja, não significará nada, a menos que as pessoas anseiem por liberdade."

Ruth Bader Ginsburg nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ela entrou como bolsista na Universidade Cornell, onde conheceu o futuro marido, Martin Ginsburg. Iniciou seus estudos na Escola de Direito de Harvard, mas os completou na Faculdade de Direito da Columbia. Em 1993, Ruth foi nomeada para a Suprema Corte, sendo a segunda mulher a ocupar o cargo. Ícone liberal, progressista e feminista, foi a primeira professora titular da Faculdade de Direito da Columbia. Ela morreu aos 87 anos.

SAMMY

DAVIS JR

artista norte-americano

1925 - 1990

"Você sempre tem duas opções: seu compromisso versus seu medo."

Sammy Davis Junior nasceu em 8 de dezembro de 1925, em Nova York. Foi um cantor, dançarino e ator norte-americano. Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou sua carreira em Los Angeles. O sucesso no musical “Mr. Wonderful”, na Broadway, abriu espaço para estrelar seu próprio programa de televisão.
Foi o primeiro artista negro a conseguir isso. Formou o grupo Rat Pack, em parceria com o cantor Frank Sinatra. Faleceu em 16 de maio de 1990, nos Estados Unidos.

SEAN

RAD

empresário norte-americano, fundador do aplicativo Tinder

1986

"Você é colocado neste planeta para conhecer pessoas. É o maior problema da humanidade."

Sean Rad nasceu em 1º de janeiro de 1986, em Los Angeles. Filho de imigrantes iranianos, que trabalhavam em uma indústria de eletrônicos, iniciou sua primeira empresa de tecnologia quando ingressou na faculdade. Abandonou o curso de Gestão em 2006 para começar o seu próprio negócio. Criou o aplicativo Tinder em 2012, junto com o melhor amigo Justin Mateen, que conheceu durante os estudos.

SERGEY

BRIN

Empresário russo/norte-americano, co-fundador do Google

1973

"Solucionar grandes problemas é mais fácil do que solucionar pequenos problemas."

Sergey Brin nasceu em Moscou, na antiga União Soviética. Com apenas seis anos, mudou-se com a família para os Estados Unidos. Após graduar-se em Matemática e Informática pela Universidade de Maryland, Brin ingressou na Universidade de Stanford, onde concluiu um mestrado e iniciou um doutorado em Ciências da Computação. Neste último, conheceu Larry Page, com quem iniciaria um projeto de desenvolvimento de “motores de busca” que resultou no Google. Atualmente, Sergey é o presidente da holding Alphabet.

Shoshana

Cardin

ativista política israelense/norte-americana

1926 - 2018

"Cresci num lar em que a responsabilidade pela comunidade, pelos semelhantes e pelas pessoas fazia parte da vida."

Shoshana Cardin nasceu em outubro de 1926, em Tel Aviv Aos dois anos de idade, chegou aos Estados Unidos, onde estudou Direito e Inglês. Em 1984, tornou-se a primeira mulher presidente do Conselho das Federações Judaicas. Em 1990, aclamada com uma das maiores lideranças comunitárias da história, foi eleita para liderar a Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas. Ela é a única mulher a ter tido esse papel. Shoshana morreu aos 91 anos, em 2018.

SIGMUND

FREUD

médico austríaco

1956 - 1939

"Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano."

Sigmund Freud nasceu em maio de 1856, em Příbor, no antigo Império Austro-Húngaro, em uma família de origem judaica. Foi um médico neurologista e importante psicólogo, considerado o pai da psicanálise. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de Viena, no curso de Medicina. Em 1938, quando os nazistas tomaram a cidade, teve seus bens confiscados e sua biblioteca queimada. Morreu em Londres, em 1939, onde foi obrigado a se refugiar.

STAN

LEE

escritor norte-americano e criador dos super-heróis da Marvel

1922 - 2018

"Se não nos explodirmos, o futuro será maravilhoso."

Stanley Martin Lieber nasceu em 28 de dezembro de 1922, em Nova York. Ele foi editor, roteirista e empresário norte-americano, um dos mais notáveis criadores de histórias em quadrinhos, sendo corresponsável por grandes super-heróis e vilões da Marvel. Filho de judeus romenos, Lee começou a trabalhar cedo. Em 1942, foi contratado como editor da Atlas Comics (atual Marvel). Ele faleceu em Los Angeles, na Califórnia, em 12 de novembro de 2018.

STEVEN

SPIELBERG

cineasta norte-americano

1946

"Todas as vezes que vou ao cinema, é mágico, e não importa que filme é."

Steven Allan Spielberg nasceu em 1946, nos Estados Unidos, em uma família judia de classe média. Aos 19 anos, iniciou o curso de Cinema na Universidade da Califórnia. Pouco tempo depois, filmou “Amblin”, curta que possibilitou sua entrada na Universal Studios. É hoje um dos mais influentes diretores do cinema mundial, sendo o profissional que tem mais obras na lista dos 100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos, feita pelo American Film Institute.

SUSAN

WOJCICKI

executiva norte-americana e CEO do Youtube

1968

"As coisas estão sempre mudando. Parte de ser bem-sucedido é se sentir confortável em não saber o que vai acontecer."

Susan Diane Wojcicki nasceu em 5 de julho de 1968, em Santa Clara, nos Estados Unidos. Formada em História e Literatura pela Universidade de Harvard, tornou-se mestre em Ciência e Economia pela Universidade da Califórnia. A garagem de sua casa foi sede do primeiro escritório do Google, empresa da qual se tornaria a primeira gerente de marketing. Tornou-se vice-presidente sênior do YouTube, que comanda desde fevereiro de 2014.

TIFFANY

HADDISH

atriz e comediante norte-americana

1979

"Minhas vitórias são lições. Minhas falhas são lições que um dia se tornarão vitórias."

Tiffany Haddish nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos. Na adolescência, participou de um programa de verão que ensinava jovens a fazer stand-up. Depois de se formar no Ensino Médio, decidiu investir nesta carreira. Ganhou fama com papéis nas séries “Real Husbands of Hollywood” e “The Carmichael Show”, e no filme “Girls Trip”. Tiffany é a primeira comediante negra a receber o Emmy de melhor atriz convidada em série de comédia por sua participação no Saturday Night Live.

URI

LEVINE

empreendedor israelense, inventor do Waze

1965

"Apaixone-se pelo problema. Não pela solução."

Uri Levine nasceu em fevereiro de 1965, em Tel Aviv, Israel. Em 2007, ele co-fundou o aplicativo de tráfego e navegação Waze, que foi adquirido pelo Google em junho de 2013, por mais de 1 bilhão de dólares. Desde então, investiu em 12 startups, nas mais variadas áreas, e viaja o mundo fazendo uma média de 30 palestras por ano sobre empreendedorismo. 

WALTER

BENJAMIN

filósofo e sociólogo alemão.

1892 - 1940

"Que as coisas continuem como antes, eis a catástrofe!"

Walter Benjamin nasceu na capital da Alemanha. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, foi um importante filósofo, ensaísta, crítico literário e tradutor. Com suas obras, contribuiu para a teoria Estética, para a Política, Filosofia e História. Em 1933, com a ascensão do regime nazista, decidiu viver em Paris. Quando a França foi invadida, fugiu para a Espanha com esperança de se refugiar nos Estados Unidos. Temendo ser entregue a Gestapo, teria cometido o suicídio ou overdose de morfina.

WOODY

ALLEN

cineasta norte-americano

1935

"É maravilhoso poder criar seu próprio mundo sempre que quiser."

Allan Stewart Königsberg nasceu em dezembro de 1935, nos Estados Unidos. É um cineasta, roteirista, escritor, ator e músico. Com apenas 15 anos, começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Ao mesmo tempo, frequentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar. Ele foi indicado 23 vezes ao Oscar, e ganhou o prêmio em quatro ocasiões.

YESHAYAHU

LEIBOWITZ

filósofo e cientista letão/israelense

1903 - 1994

"Quem ora apenas para satisfazer suas necessidades ou apenas se queixa, tem seu valor religioso limitado. Deus não."

Yeshayahu Leibowitz nasceu em 29 de janeiro de 1903, em Riga, na atual Letônia. Cursou Química e Filosofia na Universidade de Berlim, onde recebeu seu doutorado em 1924. Também estudou Medicina, formando-se em 1934, pela Universidade de Basel. Imigrou para a terra de Israel em 1935 e estabeleceu-se em Jerusalém. Ficou conhecido por ser um dos pensadores mais francos e controversos do século XX. Ele faleceu em 18 de agosto de 1994.

Anterior
Próximo

CRÉDITOS

Realização
Associação Casa de Cultura Beit Yaacov

Presidente
Miguel G. Krigsner

Concepção Curatorial
Carlos Reiss
Michel Ehrlich

Projeto Gráfico
LeiteQuente Comunicação e Provocação

Apoio Curatorial
Laura Nicolli
Maria Cecília Zarpelon

Coordenação Administrativa
Eloiza Vasconcelos

Concepção dos Suportes de Alumínio
Paula Figlarz Reiss

Projeto Arquitetônico
Sabrina Paciornik Arquitetura e Interiores

Execução e Gerenciamento das Obras
Jaime Ingberman
Salomão Figlarz

Impressões dos Painéis e Displays
F9 – Comunicação Visual

Execução das Instalações de Alumínio
Alumisistem Esquadrias de Alumínio

Agradecimentos
Átila Cordova, Centro Israelita do Paraná,
David Chaim Bergman, Denise Weishof,
Fernanda Motta Nunes de Souza,
Isac Weishof, Marcel Heilborn,
Maria Lucia Voitech Neumann.