Carregando Eventos

MESA-REDONDA VIRTUAL: FOTOGRAFIA, COLORIZAÇÃO E MEMÓRIA

18 novembro 2021 @ 18:00 - 19:30
  • Este evento já passou.

Mediação de Bruna Reis, coordenadora do Departamento Acadêmico do Museu do Holocausto de Curitiba. Participação da jornalista Ana Carolina Lima Santos e do pesquisador Rafael Tassi Teixeira. Evento parte da programação especial da exposição “Faces of Auschwitz e Escravidão no Brasil”, de Marina Amaral.

Ao vivo pelo Facebook do Museu do Holocausto de Curitiba: https://www.facebook.com/MuseuShoaCuritiba

Mediadora: Bruna Reis

Bruna Reis: Historiadora e mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), desenvolve pesquisa nas áreas de relações raciais e cultura afro-brasileira. É coordenadora do Departamento Acadêmico do Museu do Holocausto de Curitiba.

Palestrante: Ana Carolina Lima Santos

Jornalista e doutora em Comunicação Social, desenvolve pesquisas acerca da fotografia, com trabalhos que se detêm nas poéticas e políticas da memória. É professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Palestrante: Rafael Tassi Teixeira

Pós-Doutor em Cinema e Audiovisual (Universitat Autònoma de Barcelona – UAB; 2018). Doutor em Sociologia pela Universidad Complutense de Madrid (UCM; 2004). Professor do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo (PPG-CINEAV\UNESPAR) e do Mestrado e Doutorado em História (PPGHIS\UFPR – Linha de Pesqusa Arte, Memória e Narrativa). Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Eikos – Imagem e Experiência Estética. Seus estudos abrangem a área do cinema, identidade e memória; fotografia e memória; arquivo e testemunhos nas artes visuais, etc. É autor dos livros ‘Cine Diaspórico Iberoamericano: Fronteras, Itinerarios y Transculturalismos’ (Barcelona: UOC, 2016) e ‘Arte e Holocausto: Da Produção da Memória à Escrita Fílmica e Fotográfica nas Representações sobre Auschwitz’ (Porto Alegre: Sulina, 2019). É organizador, junto com Denise Cogo, do ‘Guia de Cinema e Migrações Transnacionais’ (Roraima: UFRR, 2018). Dedica-se, atualmente, ao andamento de dois projetos de pesquisa: ‘Deveres de Memória, Dilemas Representacionais: Dos Limites entre Arte, Exposição e Testemunho’ e ‘Arte e Refúgio: mediações interculturais e estudos diaspóricos’.

Data: 18 novembro 2021
Hora: 18:00 - 19:30