Carregando Eventos

Exposição “Reformador do Mundo”

Av. Sete de Setembro, 2618, Rebouças
9 agosto 2022 - 31 agosto 2022
  • Este evento já passou.

“Não se pode deixar o mundo tal como ele é”. Esta é a principal mensagem da mostra “Reformador do Mundo”, que será exposta pelo Museu do Holocausto de Curitiba no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na capital paranaense, entre os dias 09 e 31 de agosto de 2022.

A mostra, organizada em todo o mundo em 2012 pelo Ministério de Relações Exteriores da Polônia, em razão do “Ano de Korczak”, foi integralmente doada dois anos depois ao Museu do Holocausto de Curitiba pelo Consulado-Geral da Polônia em Curitiba. A exposição é inteiramente dedicada à vida e obra do médico, pedagogo, ativista social, escritor, jornalista e defensor dos direitos das crianças, Janusz Korczak.

Exposta novamente por ocasião do marco de 80 anos do assassinato deste herói do povo judeu e polonês no campo de extermínio nazista de Treblinka, a mostra integra a programação da XXXIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE, do Setor de Educação da UFPR.

A exposição é composta por 21 imagens que mesclam fotos arquivais com informações sobre o autor, trechos das suas obras e citações de várias autoridades sobre o próprio Korczak. As fotos e o material utilizado foram cedidos pelo Museu Histórico de Varsóvia, Fundação “Korczakarium”, Associação Polonesa Janusz Korcak e pelo Guetto Fighters’s House Museum (Lohamei HaGuetaot) em Israel. Em Curitiba, foram incluídas obras literárias de Korczak e dois quadros da artista polonesa nascida no Brasil, Heliana Grudzien.

Início: 9 agosto 2022
Fim: 31 agosto 2022