PUBLICAÇÕES

 

Desde a inauguração, o Museu do Holocausto de Curitiba tem fomentado e apoiado a publicação de obras inéditas, sejam escritas ou audiovisuais, incluindo sobre temas como tolerância e direitos humanos. Abaixo, a relação de livros lançados com o selo do Museu, que garante tanto o suporte quanto a chancela intelectual de cada um dos trabalhos.

Holocausto – tudo o que você precisa saber: 70 perguntas & respostas
Autor: Museu do Holocausto de Curitiba
Ano: 2023

Link: href=”https://a.co/d/ivCNBQa ou href=”https://clubedeautores.com.br/livro/holocausto-2

O livro é uma obra de extrema importância para aqueles que desejam entender o Holocausto e suas lições para a humanidade. Com perguntas e respostas rápidas, diretas ao ponto e cuidadosamente elaboradas por especialistas, ele apresenta um panorama abrangente e acessível sobre esse evento histórico que marcou profundamente o século XX. A obra não apenas traz informações históricas precisas, como aborda questões éticas e sociais relevantes para os dias de hoje. Ela destaca a importância da tolerância, do combate ao preconceito e do respeito à diversidade, além de nos alertar sobre a responsabilidade individual em nossas próprias escolhas e ações.

Para citação: Museu do Holocausto de Curitiba. CHolocausto – tudo o que você precisa saber: 70 perguntas & respostas. 2023.

 

Entre as Sombras e os Sóis: a história de Sala Borowiak
Autor: Carlos Reiss
Editora: Folhas de Relva
Ano: 2022

“Para conceber esta pretensiosa biografia, meu desejo era costurar bem o texto e apresentar as descobertas, as histórias, os casos, as interseções, as incertezas e até os pormenores. Tentar reconstruir, pedacinho por pedacinho, algumas passagens histórias e traços de sua personalidade que se sobressaíram no contexto dos meros 69 anos que viveu nesse mundo – e que conheci apenas como a vovó Sara, a quem guardo tanto carinho e saudade. As fontes judaicas nos dizem que não não vemos as coisas como elas são, e sim como nos parecem. Sem injustiças, busquei contar a história de minha avó não como ela realmente foi, mas como me pareceu.”

Para citação: REISS, Carlos. Entre as Sombras e os Sóis: a história de Sala Borowiak. São Paulo: Folhas de Relva, 2022.

 

Dossiê didático ensino de História: ensino sobre o Holocausto
Autor: Nadia Gaiofatto Gonçalves (Org.)
Editora: Dialética
Ano: 2023

O “Dossiê Didático Ensino de História: ensino sobre o Holocausto” é uma produção coletiva do Projeto de Extensão “Ensino de História: diálogos e possibilidades” da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Museu do Holocausto de Curitiba. Ele é composto por nove sequências didáticas, que abordam distintas problematizações relacionadas à temática do Holocausto. As proposições didáticas foram desenvolvidas a partir de diferentes fontes históricas do acervo do Museu, ou de publicações dele, e outras fontes complementares.

Para citação: GONÇALVES, Nadia G. (org). Dossiê didático ensino de História: ensino sobre o Holocausto. São Paulo: Dialética, 2023.

Preconceito e Escola: Vocabulário de Conceitos e Palavras-Chave
Autora: Tânia Maria Baibich
Editora: Unijuí 
Ano: 2012

Resultado de 11 anos de pesquisa, apresenta uma coleção dos “conceitos próprios ou do grupo de pesquisa”, criados para a melhor compreensão da realidade revelada por pesquisas relativas ao Preconceito na Escola. A função precípua do livro foi a de reunir lembranças que não permitam jamais esquecer ou naturalizar a violência, banalizando-a. É, portanto, uma contribuição para o debate das questões escolares, mas também das questões sociais que exigem as atenções da sociedade contemporânea.

 

Para citação: BAIBICH, T. M. Preconceito e Escola: vocabulário de conceitos e palavras-chave. Ijuí: Unijuí, 2012.

Janela Para o Outro Lado: poemas do Gueto de Varsóvia 
Autor: Wladyslaw Szlengel
Org., tradução e notas: Piotr Kilanowski
Editora: Dybbuk
Ano: 2018
Wladyslaw Szlengel foi um poeta judeu-polonês nascido em Lodz. Suas canções escritas em polonês eram populares no gueto de Varsóvia. Elas expressavam seus pensamento e estados de espírito, sendo recitadas em diferentes apresentações e circulavam em cópias de máquina de escrever ou hectográficas. Apesar da pouca qualidade artística, gozavam de popularidade e comoviam até às lágrimas, pois expressavam aqueles tempos, falavam de coisas com as quais o gueto vivia e que comentava. A poesia de Szlengel é lembrar – e a memoria é um imperativo para que jamais deixemos acontecer novamente.

Para citação: SZLENGEL, Wladyslaw. A janela para o outro lado. Poemas do Gueto de Varsóvia. [Por Piotr Kilanowski]. Fortaleza: Dybbuk, 2018. Poesia. Organização e notas de Piotr Kilanowski
Luz sobre o caos: educação e memória de Holocausto 
Autor: Carlos Reiss
Editora: Imprimatur
Ano: 2018
A construção da memória do Holocausto é um processo complexo. Passo a passo, um legado ético vem sendo criado e perpetuado. Educar sobre a Shoá nos aproxima da missão de assimilar suas lições. Para isso, é preciso discutir. Que memória queremos construir? Como transmiti-la aos jovens? O Holocausto pode ser um precedente ou uma advertência. É nosso dever assegurar de que seja um alerta e de que não volte a acontecer. Muito se pergunta por que falamos tanto sobre este genocídio. Na verdade, a pergunta deveria ser: por que falamos tão pouco?

Para citação: REISS, Carlos. Luz sobre o caos: educação e memória do Holocausto. Rio de Janeiro: Imprimatur, 2018.

undefined

Não cheguei a Treblinka a tempo Nie zdążyłam do treblinki na czas
Autor: Irit Amiel
Tradução: Piotr Kilanowski
Editora: Dybbuk
Ano: 2019

A carreira literária da judia polonesa Irit Amiel começou bastante tarde, apenas em 1994, com a coletânea de poemas de língua hebraica, ‘Exame do Holocausto’. Nos anos seguintes passaria a escrever poesia e prosa em língua polonesa, sempre a respeito dos temas da Shoah e da sua condição de sobrevivente do Holocausto. Nascida em Czestochowa, em 1931, escapou do gueto e, com documentos falsos e a ajuda de poloneses católicos, sobreviveu a Shoá. Depois da guerra, conheceu Itzak Cukierman e emigraram para Israel. Lá, viveu inicialmente em um kibutz e, depois, em Tel Aviv.

Para citação: AMIEL, Irit. Não cheguei a Treblinka a tempo / Nie zdążyłam do treblinki na czas. [Por Piotr Kilanowski]. Curitiba: Dybbuk, 2019. Poesia.

Cultura, ideología y fascismo – sociedad civil iberoamericana y Holocausto
Org. Avraham Milgram e Leonardo Senkmann (eds.)
Editora: Iberoamericana Veruert, Espanha
Ano: 2020
O estudo comparativo da reação das sociedades civis da América Latina, Espanha e Portugal ao genocídio judicial é um campo que ainda não foi abordado. A singularidade deste livro coletivo reside na diversidade de regimes políticos e sociedades, bem como na abordagem interdisciplinar de sua pesquisa. O resultado é uma rica contribuição para o conhecimento histórico do Holocausto na América Latina, bem como a desmistificação de vários estereótipos que se cristalizaram no imaginário e na memória de várias gerações.

Para citação:  MILGRAM, Avraham; SENKMANN, Leonardo (eds.). Cultura, ideología y fascismo: sociedad civil iberoamericana y Holocausto. Madrid: Vervuert, 2020.