MAKING OF

A criação de um projeto arquitetônico inspirado num vagão de trem foi a primeira tentativa de realização do sonho, adiado pela dificuldade de viabilizar a execução. Parcerias com outras instituições na cidade para compartilhamento do espaço físico e a busca por imóveis foram também estratégias ineficazes, o que levou a uma pausa no projeto.

Em 2009, a solução surgiu com a necessidade da construção de uma nova sinagoga para a comunidade judaica de Curitiba. O projeto arquitetônico do edifício, que abrigaria tanto o local de culto quanto o museu, foi apresentado no dia 7 de novembro de 2010. Cerca de 500 pessoas participaram do ato de lançamento da pedra fundamental. Poucos dias antes, seria criada a Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, instituição sem fins lucrativos responsável pela gestão do futuro museu.

No início de 2011, com a contratação da Base7 Projetos Culturais, empresa localizada em São Paulo, começou a última parte da pesquisa histórica e a execução completa do projeto. Com a consultoria histórica da professora Denise Hasbani e o trabalho de dezenas de profissionais de museologia e de tecnologia, o Museu do Holocausto foi inaugurado em 20 de novembro de 2011 e passou a receber visitantes a partir de fevereiro de 2012.