EDUCAÇÃO

Desde a inauguração, em 2011, o Museu do Holocausto de Curitiba tem se preocupado em criar formas diversificadas de transmitir estas histórias em suas totalidades – que podem ser percebidas, por exemplo, por meio do programa interativo e dinâmico em cada uma das salas da exposição permanente. 

O Departamento Pedagógico é responsável pela produção de materiais para instituições de educação formais e não-formais, formação continuada e consultorias para educadores, elaboração de propostas educativas e produções de conteúdo que retroalimentam o grupo para educadores no Facebook, “Educação: Holocausto e Direitos Humanos”. Todo o esforço é pautado a partir de relatos pessoais e de forma espiralada, enfatizando princípios éticos e o valor da vida.

Além disso, a estrutura possui um subdepartamento de Mediação Educativa, responsável pela captação e capacitação de jovens mediadores, tanto para a exposição permanente quanto para as mostras itinerantes produzidas pela equipe.

Este departamento é a “alma” e o “coração” da instituição, que coloca em prática os pilares conceituais e educacionais que nos baseamos. Por meio destas iniciativas, promove-se a discussão e a reflexão entre professores e alunos sobre a intolerância, o ódio, a discriminação, o racismo e o bullying presentes no cenário contemporâneo nacional e mundial.

[email protected] | 41 3093 7461