ACERVO

Ao responsabilizar-se por gerir o acervo do Museu do Holocausto de Curitiba, o departamento de Museologia abrange os três eixos da instituição: memória, educação e pesquisa.

Com profissionais das áreas de Museologia e de História, o setor é voltado à guarda, conservação, pesquisa, documentação e exposição do acervo. Além de envolver-se tanto no percurso permanente quanto nas mostras temporárias e itinerantes, o departamento também dá suporte e fornece matéria-prima para projetos das áreas de Educação, História, Comunicação e Acadêmica.

Atualmente, cerca de 5% dos itens e registros audiovisuais encontram-se em exposição na sede do Museu. Todo o restante fica acondicionado na nova reserva técnica, construída em 2019, controlada por indicadores de umidade, temperatura e luminância. O acervo é divulgado em várias das nossas plataformas, inclusive nas redes sociais. Detalhes podem ser consultados em dois terminais, dentro do espaço do museu.

O departamento de Museologia recebe doações e empréstimos (comodatos) de objetos, documentos, passaportes e afins, sempre ligados ao Holocausto, preferencialmente relacionados às vítimas. Critérios, procedimentos e orientações foram criados para garantir a salvaguarda de todo o material, contribuindo com nossa missão de contar cada uma destas histórias. A peça principal do nosso acervo é a vida.

Para ceder materiais e contribuir com a missão de “nunca esquecer”:

[email protected] | 41 3093 7461